01 - Como funciona o pulmão?
Temos dois pulmões: o direito, que é um pouco maior que o esquerdo, é dividido em três partes, enquanto o esquerdo é dividido em duas partes chamadas de lobos pulmonares. Portanto o pulmão direito tem os lobos superior, inferior e médio e o esquerdo os lobos superior e inferior.
O pulmão é um órgão parecido com uma esponja que se enche de ar e está alojado dentro da caixa torácica protegido pelas costelas. Semelhante a uma árvore os brônquios seriam os galhos com ramificações cada vez menores, conduzindo o ar até os alvéolos, que seriam as folhas. Cada uma dessas “folhas” tem espaços microscópicos, os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa. A troca gasosa permite a saída do gás carbônico produzido pelas células e a entrada do oxigênio existente no ar que respiramos, portanto, doenças pulmonares podem afetar esta troca e gás e causar a sensação de falta de ar chamada de dispnéia.
02 - O que é o câncer de pulmão?
Entre todos os tipos de câncer existentes, o câncer de pulmão é um câncer muito frequente e altamente letal. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), sua incidência mundial sofre um aumento de 2% ao ano e no Brasil, somente no ano de 2010, foram estimados 27.630 casos novos (sendo 17.800 entre homens e 9.830 entre mulheres).
Na região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, o câncer de pulmão registra o segundo número de ocorrência oncológica entre o sexo masculino, perdendo somente para o câncer de próstata, porém é o líder em causas de morte por cânceres tanto para homens como para mulheres.
O câncer de pulmão é uma doença insidiosa não apresentando sintomas em suas fases iniciais, consequentemente o diagnóstico na maior parte das vezes é feito nos casos de doença avançada. Porém este grave problema pode ser facilmente evitado simples
Nenhum comentário:
Postar um comentário